06 agosto 2007

Eu recomendo...

Minha herança do antigo (ou velho novo http://www.jusoska.trecosetrapos.org/ ) blog, a meme que minha amiga Dani me passou. Segue agora a lista de livros, e um pequeno resumo de cada um deles, que eu recomendo!


Exército de um homem só, por Moacyr Scliar
A história do Capitão Birobidjan, com seus sonhos, ideais e a busca por uma nova realidade. "Iniciamos aqui a construção de uma nova sociedade", com essa frase Capitão Birobidjan marcou cada época de sua vida de 1928 até sua morte solitária e em meio a seus devaneios em 1970.
No seu mundo paralelo, Mayer Guinzburg, o Capitão Birobidjan, criou uma terra que era só sua, viveu pensando no bem comum e na divisão, na fé por seus companheiros (galinhas, porcos, aranhas, cabras e ratos), mas não resistiu ao capitalismo que tomou conta do mundo, da sua Porto Alegre (e seu Bomfim) e mais ainda da terra tão desejada, a Nova Birobidjan.

O maior crime da Terra- O açougue humano da rua do Arvoredo, por Décio Freitas
1863, uma Porto Alegre pacata e mal cheirosa, imigrantes vindos de todos os lados, época de escravidão. Nesse cenário se passa a história verídica de José Ramos, um açougueiro e informante da polícia.
Sua esposa, Catarina Palse atraía as vítimas para dentro da casa, localizada na rua do Arvoredo (atual rua Fernando Machado). Com um machado, Ramos partia a cabeça das vítimas e depois as degolava. Talvez esses assassinatos passassem despercebidos com o passar dos anos não fosse o fato da carne dos corpos das vítimas terem virado lingüiça e estas vendidas pra elite gaúcha.
Com um moedor, Ramos fazia guisado da carne humana e preparava o produto, oferecido para toda a cidade em seu açougue da rua da Ponte (hoje Riachuelo, fundos da Igreja Nossa Senhora das Dores).
Depois do julgamento de José Ramos, que também era parricida, ele foi condenado a forca e o caso quase que ignorado pela imprensa.


8 comentários:

Anônimo disse...

Beleza. Gostei de ver. hehehehe Viu como tinha o que indicar!

Beijocas.

Unknown disse...

Eu li o Exército, comprei em PoA pq em Sampa não encontrava, show de bola.

Bjo.

danidias disse...

O Exército de um Homem só foi o livro que me fez ter gosto pela literatura.
Passei o segundo grau todo com a Professora Flávia dizendo: " Leia Sliar, vocês não se arrepederão". Fui aprovado em Literatura sem ler um livro dele, nã verdade não li nenhum de nehum autor (fazia sempre trabalhos em dupla com gurias que liam tudo).
No meu primeiro (e único) ano de UNI$INO$ eu lí o Exército, bah! Quanto tempo eu havia perdido!

Anônimo disse...

eu recomendo http://www.variasvariaveis.cjb.net

humor escrexado !!

Anônimo disse...

Não li nenhum deles.

Descobri teu blog lá no orkut ^^

Esse aqui é o meu http://judasdancarino.blig.ig.com.br

depois passa lá ;D

besos

Anônimo disse...

Tá na hora de atualizar o blog né Ju... hehehehe
FAzia tempo q naum passava por aqui, por isso to deixando meu bju

bju, bju, bju, bju

Misael disse...

E guria, nem sabia que tu tinha blog!
Jóia, tá favoritada!

Anônimo disse...

Sabe que tem um livro chamado A História Devorada que contrapõe a versão proposta pelo Décio Freitas nesse livro.

É ótimo!