27 agosto 2008

Eu nunca deixei de acreditar

Era pra ser só mais uma tarde de função na redação da rádio onde trabalho, mas fui surpreendida com uma alegre noticia. No email, o release: “Do quarto para o mundo”, esse era o título do workshop ministrado por Augusto Licks, dia 23 de agosto, em Porto Alegre.
Mais do que uma surpresa, essa era a oportunidade de, finalmente, conhecer de perto um ídolo, um músico que consagrou a trilha sonora da vida da maioria de nós aqui.
Pensei nas tantas vezes que imaginei um encontro com ele, nas vezes que pesquisei passagens de avião para o RJ e quando visitava com freqüência uma página virtual nomeada “por onde anda Augusto Licks?”.
Acho que o momento chegou, mas não foi tão fácil. Pessoal do Santander Cultural inflexível- participantes apenas com interesses musicais. Mas será que os meus interesses são aceitos? Não, penso que não. Depois de muita insistência e telefonemas, fiz valer meus contatos e participar dessa atividade como ouvinte.
Enfim chegou o sábado, 23 de agosto de 2008- um dia memorável. Saí cedo da minha cidade, a vizinha Cachoeirinha, ainda com tempo de assistir a final do vôlei feminino nos jogos olímpicos de Pequim na estação Mercado do trensurb. É ouro paro Brasil e Augusto para os gaúchos.
Cheguei no Santander Cultural, situado em um dos pontos mais bonitos da capital gaúcha, a Praça da Alfândega. Um fila discreta se formava no local. Ansiedade. No relógio 10h55.
11h- o horário marcado. Entrei no prédio, que desponta no coração da minha Porto Alegre, e me dirigi à sala reservada para o evento. Augusto surge logo em seguida. Uma palestra? Uma oficina? Um workshop? Ele próprio se questiona sobre como denominar o nosso encontro.
Papo abstrato para começar a conversa com os cerca de 30 presentes. Como se perceber a música- anéis olímpicos ou icebergs que se encaixam? “Tudo depende do contexto”, disse ele.
Na pauta guitarras e suas variáveis, gravações, estúdios, um gráfico com esquema de linha do tempo incluindo estilos musicais, meios de difusão, formatos e novas tecnologias para gravação. Tudo com a elaboração e explicação que mostra que o nosso momentâneo professor sabe muito bem do que fala e com a autoridade de um músico admirado por todos na sala.
Momento tietagem ficou por minha conta, que ao final não resisti e pedi um abraço a ele. É como se fosse uma pessoa querida (isso sempre foi) que eu não via há muito tempo (tipo nunca) e que agora voltou. Foi um abraço para matar a saudade.
Histórias, mais histórias, espaço para perguntas e um bate papo que durou até às 18h.
Despedida, fotos, autógrafos e a promessa de que do quarto e do Santander Cultural, agora é para o mundo.
Obrigada, Augusto.

13 comentários:

Juliane Soska disse...

Podia ter feito mais, podia ter dito mais.
Mas nesse momento cito aquele nosso outro amigo quando ele nos faz pensar que existem coisas que não cabem nem nos encartes de cd...rs
Tentei fazer um texto pra internet, mas lembrei que odeio texto para web. Não consegui.
Mas fiz o possivel, dentro do meu curto espaço de tempo (e dentro da van vindo para faculdade), expressar o que ninguém pode explicar.
O coração sempre arrasa a razão. Quem foi mesmo que disse isso?hahahaha
Espero que esteja a altura.
Fiz questão de deixar um agradecimento no final. Pelo menos isso, de minha parte, ele merece. E renovo que o RS, assim como o RJ, está com ele. E com S de Soska.

Eu disse...

Ola amiga passe no meu blog tenho novidades bjs


ps: sua foto tem um orb

Eu disse...

esta foto aqui tem um orb é aquela bolinha branca.
orbs:entendem-se que essas almas, ou inteligências, assumem a forma esférica por demandar menos energia para ser formada, o contrário do que ocorre nos casos em que se formam corpos humanos.
Mais facil: são espiritos.

Anônimo disse...

Augusto Licks!!!!

Passei anos procurando na internet tentando descobrir por onde anda esse cara... ou melhor.. ele é o cara!!! O Augusto é dez!!!

Um grande abraço!

Ricardo Zanardini
Os Piratas do Hawaii

Fábio Andrade disse...

Eu nunca deixei de Acretidar, que por pelo menos uma turnê comemorativa, veríamos a melhor formação da melhor banda do Brasil. GLM eternamente, pelo menos no coração dos engenheiros, que acompanham feito loucos, a tragetória desse incrível grupo de música brasileira.. ! ass: 'Andrade EngHaw

Unknown disse...

Não consigo dizer, apenas sentir que um pedaço de minha memória foi "reavivada". O Augusto provocou em todos nós o sentimento da perda, porém, o da vontade de buscar e de encontrar novamente, uma certa melodia escondida em algum lugar. Viva o Augusto Licks, eternamente ENGENHEIROS DO HAWAII.

Anônimo disse...

Passando apenas para deixar esse link:
http://augustolicks.wordpress.com

Anônimo disse...

Não conhecia esse teu blog.
Descobri hoje na comu "Por onde anda Augusto Licks ? "

A sua foto na praia tá muito legal !

Parabéns !

Beijão do amigo carioca, Emerson Rickenbacker.

João de Oliveira Junior disse...

legal!

Unknown disse...

menina!!!!!!! sortuda!!!!!!
rsrsrsr!!!!!
amo a santisisma trindade terrestre!
GLM!!!
parabéns pela conquista da foto com o augusto!!!!!!!!
me matou de inveja!!! kkkkkk!!!!!!!
mas fico feliz por vc abraços!!!!

wando disse...

Sem duvida Augusto é um dos melheres senão o melhor guitarrista do Brasil. Quem não tem o sonho de vê-lo novamente nos palcos e se deliciar com a sonoridade por ele exalada? eu tambem ainda acredito.

Anônimo disse...

Poxa, divulga por favor o concurso cultural para guitarristas que tá rolando em homenagem ao Licks: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=543967058990126&set=a.423989827654517.101344.274153075971527&type=1&theater

Daniel Reis disse...

Uma pequena homenagem a Augusto Licks, de aluno para professor:

http://www.youtube.com/watch?v=Y7LL0Bc1xRU