27 agosto 2008

Uma morte do casseta

Ontem, na falta de algo melhor para fazer, assisti o Casseta e Planeta. Deprimente ver que um dos grandes programas irônicos da televisão brasileira caiu no clichê de olhar apenas pro próprio rabo. Sim, oroborus.
Falta de boas criticas e matérias que beiram a imbecilidade- foi só isso que consegui perceber na atração. Talvez essa baixa no conteúdo se dê à ausência de Bussunda, que faleceu em 2006, ou também a licença maternidade de Maria Paula, que se dedica ao seu segundo filho com o músico João Suplicy.
Não bastasse isso, quem substitui amargamente a oitava casseta é a comediante Cláudia Rodrigues. Não foram felizes ao eleger a ex-diarista (e que fazia bem melhor esse papel) para o lugar de Maria Paula. Além de não possuir os atributos que a casseta conquistou junto ao público do programa, a atuação da baixinha deixa a desejar, apresentando um texto forçado e que me fez sentir vontade de trocar de canal (ou melhor: desligar e tevê e ler um livro!).
Senti falta das chamadas bem elaboradas que assistia até bem pouco tempo, das criticas aos politicos corruptos desse país, das demonstrações de indignação com as emes que nos rodeiam e todas as grandes produções desses caras.
O que vi ontem foram apenas sátiras muito sem graça das novelas globais. Acho que os guris e a baixinha (que imitando a Amy Winehouse é bem melhor do que a original) não se deram conta de que o mundo continua sendo o mesmo da época do Casseta Popular e de O Planeta Diário, e não apenas folhetins da emissora.
Pra não dizer que só atirei o pau na turma, ponto positivo pra critica à cobertura do Pedro Bial nos jogos olimpicos de Pequim 2008. Bial na China: uma cobertura sem noção e com aqueles textos poéticos que descem mal no estômago da gente...bem mais do que as iguarias chinesas.
Jaz aqui um programa do casseta

9 comentários:

Anônimo disse...

Por isso que eu sempre digo:
"Volta Sai de Baixo"
Acho que nunca terá programa humorístico como este. Quem não lembra de Ribamar, Magda e Cassandra. Atualmente temos que ver esta versão piorada do casseta e zorra total, ainda bem que temos o CQC para salvar.

Juliane Soska disse...

bem lembrado, Mateus.
Se der tempo, amanhã vou postar o pq desse estilo de programa ser tão apaixonante para jovens-futuros-porém-já-comunicadores!

Misael disse...

Olha, saudades da velha TV PIRATA.

E na minha opinião, desde que Casseta e planeta tornou-se semanal, a qualidade decaiu muito. A morte do Bussunda e a trigésima vez que ela pega licença maternidade.

Agora, se você teve a vontade de desligar a Tv e ler um livro, porque não fez isso?

Juliane Soska disse...

os bastidores e os livros de mais tarde ficam pra outros posts!

Juliane Soska disse...

falando nisso, hj vou ler: o que é semiótica.
tu devia fazer mesmo.

Mateus Trindade disse...

tv pirata não é do meu tempo

Juliane Soska disse...

tv pirata não é do meu tempo 2!

bah, falta mesmo eu sinto também de outros estilos...

tipo castelo rátimbum
e o tas tava lá!

ele é afú

Anônimo disse...

Concordo contigo Ju. Apesar de ter visto poucas vezes o casseta com a "diarista", não gostei da atuação dela. A Maria Paula interpretava muito melhor....

Saudades do Sai de Baixo... hehehe

Ah, já li O que é Semiótica... te prepara pra viajar amiga... hehehehe

bjao

will disse...

Casseta e planeta é deprimente...